18/09/2016 10:18:43 - Postado em 18/09/2016 13:50:33

Defesa Civil de SJB
O chamado deste domingo chegou às esquipes da Defasa Civil por volta das 6h
A maré alta voltou a causar transtornos no Pontal de Atafona, em São João da Barra, na madrugada deste domingo (18/09). De acordo com Defesa Civil, o fenômeno chegou a atingir 1,70 metros acima do nível do mar e atingido as duas ruas, que já havia sido invadidas pela água no dia anterior. Das cerca de 50 famílias que vivem no local, pelo menos 30 foram afetadas e precisou levantar os móveis dentro das casas para evitar perdas.
“Para essa região onde as construções ficam no mesmo nível do mar, essa elevação que calculamos ter sido 20 cm a mais que na madrugada de sábado, é bastante significativa, daí os transtornos vivenciados pelas famílias”, disse Felício Valiengo, coordenador da Defesa Civil.

“As esquipes da Defesa Civil e da secretaria de Meio Ambiente estão de prontidão para atender chamados da população a qualquer hora, já que essa alteração pode ocorrer em até duas vezes. Nas ruas alagadas existem moradias, frigoríficos e restaurantes. Vamos retornar para avaliar a situação às 16h, pois ainda podemos ter reflexo na maré de segunda-feira (19/09)”, explicou acrescentando que não há régua de medição no Pontal de Atafona, mas o monitoramento da elevação de maré é feito com base na Tábua de Maré.

Felício disse ainda que a Prefeitura de São João da Barra já possui um projeto que prevê a construção de quebra-mar na região, que vai minimizar esse problema. “Ainda não há data prevista para essa intervenção, mas o projeto já foi apresentado a INEA (Instituto Nacional do Ambiente) e deve receber investimentos do governo federal e da iniciativa privada”, adiantou.

Fonte Ururau
Fonte: Ururau
Nenhum comentário:
Postar um comentário