quarta-feira, 22 de junho de 2016

Inverno chega e promete frio acima da média na região

20/06/2016 15:48:49 - Postado  em 20/06/2016 15:55:56
A+A-

Inverno chega e promete frio acima da média na região


  Ururau/Arquivo
Solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho
O inverno no Hemisfério Sul começa nesta segunda-feira (20/06) oficialmente às 19h34, quando ocorre o solstício de inverno e temos a noite mais longa do ano e o dia mais curto. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam. Para a região, segundo o meteorologista Carlos Augusto Souto, a estação será com temperaturas abaixo da média normal do inverno.
“Assim como todo inverno, teremos o ar mais seco e sem chuva. Mesmo que chova, não será uma quantidade considerada. A única coisa que vai surpreender é a temperatura abaixo da média normal dentro do que estamos acostumados”, ressaltou o meteorologista. A resposta para tanto frio se deve porque neste ano uma massa de ar polar levou frio intenso às regiões Sul e Sudeste do país, antes mesmo do início do inverno.
PREVISÃO
Segundo o meteorologista Hamilton Carvalho, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o Centro-Oeste também é de frio intenso.
“As regiões Sul e Sudeste têm as temperaturas mais baixas e os termômetros marcarão abaixo de zero durante o inverno. O Centro-Oeste registrou no último sábado (18/06) a temperatura mais baixa (9,9ºC) e por todo o inverno a mínima deve ficar entre 13ºC e 14ºC”, disse Carvalho.
A temperatura mínima para a região Sul deve ficar entre 0ºC e 4ºC e na região Sudeste os termômetros variam entre 3ºC e 4ºC.
Em 2015, o inverno foi um pouco mais quente em relação à média, em praticamente todo o país, com até um grau a mais que a expectativa para 2016. Neste ano, por conta da neutralidade de fenômenos que alteram a temperatura, como o El Ninõ e La Niña, o inverno será mais rigoroso.
SOLSTÍCIOS 
A palavra vem do latim: Sol e sistere (que não se move). Na astronomia, o evento marca o momento em que a luz solar incide com maior intensidade sobre o Hemisfério Norte e quando o sol encontra-se o mais distante possível da Linha do Equador.


 Fonte Ururau/ABr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ciberataque se espalha em escala global e instituições no Brasil se previnem O vírus (conhecido como malware) que atacou na manhã desta...