No primeiro dia, mais de 90 mil declarações já entregues

O supervisor nacional do programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, informou que o primeiro dia do acerto de contas com o Leão foi tranquilo e que, até agora, não houve qualquer problema para o envio da declaração do IR 2014 (ano-base 2013). Tanto que, apenas na primeira hora, mais de 90 mil contribuintes entregaram o documento à Receita Federal. O prazo começou às 8h de ontem e vai até 30 de abril.
Quem optou por utilizar tablets e smartphones, no entanto, pode ter que esperar um pouco mais para enviar a declaração se esses dispositivos utilizarem o sistema operacional iOS, da Apple. Isso porque o programa do IR 2014 ainda não está disponível na App Store. Segundo Adir, o atraso ocorreu porque a Apple só libera o aplicativo depois que ele passa por uma análise na sede da empresa, nos Estados Unidos. “Essa demora é da Apple. O programa foi enviado para a Apple na sexta-feira passada, mas ainda não está liberado. Não podemos dizer quando isso vai ocorrer”, disse o supervisor, acrescentando que os usuários do sistema Android, no entanto, já podem baixar o aplicativo.
Aldir lembrou que os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também recebem mais cedo as restituições do imposto de renda. “Idosos, portadores de moléstia grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade na devolução. Os valores começam a ser pagos em junho pelo governo e se estendem até dezembro, geralmente em sete lotes”, frisou o supervisor.
Aldir contou que o Leão espera receber 27 milhões de declarações. “Pelo primeiro dia, parece que o brasileiro está aprendendo a ser pontual”, brincou Aldir. (A.N.)
Foto: Folha da Manhã
fONTE: fOLHA ONLINE
Nenhum comentário:
Postar um comentário