Hemocentro vive um drama: doações não são suficientes para a demanda
Thiago Macedo
Com estoque baixo, unidade enfrenta dificuldade para atender hospitais em Campos e região
Imagine esta situação: você sofre um grave acidente de trânsito e precisa de uma transfusão de sangue urgente, mas corre o risco de morrer porque o estoque disponível no hospital não é suficiente. Este pesadelo é bem real. Faz parte da rotina do Hemocentro Regional de Campos, responsável por atender aos hospitais da cidade e de mais 15 municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense.
Situado no Hospital Ferreira Machado (HFM), o Hemocentro enfrenta diariamente o problema da falta de sangue, de todos os tipos. Com frequência, a Prefeitura de Campos precisa promover campanhas em rádio e TV pedindo à população que pratique esse ato de amor e solidariedade.
“Nós precisamos de todos os tipos sanguíneos, principalmente A+, que representa a maior carência do Banco de Sangue. Já o tipo O-, que doa para todos, é o que não pode faltar”, explica.
Empresas, igrejas e instituições como o Exército costumam atender ao apelo do Hemocentro e sempre recrutam voluntários para doar. Além disso, o Hemocentro conta com uma unidade de coleta móvel, que visita bairros, escolas e empresas. As visitas são agendadas.
COMO DOARO Hemocentro recebe doações diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 07h às 18h. Para doar, é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.
Doadores menores de 18 anos devem comparecer ao local acompanhados pelo representante legal, que deverá apresentar cópia do documento de identidade. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se já tiverem feito doação de sangue anteriormente.
NOVAS INSTALAÇÕESNo último dia 23 de janeiro, Prefeitura de Campos, Caixa Econômica Federal e Ministério da Saúde assinaram um convênio no valor de R$ 10,5 milhões para a construção do novo Hemocentro. As novas instalações atenderão à demanda de uma população de cerca de 900 mil pessoas.
A verba foi liberada pelo governo federal através de intervenções dos deputados federais Anthony Garotinho e Paulo Feijó. O novo Hemocentro será construído na Avenida 15 de Novembro, esquina com a Rua Espírito Santo, ao lado do estacionamento do Hospital Ferreira Machado(HFM). Segundo o secretário de Obras de Campos, Edilson Peixoto, a previsão é que as obras sejam concluídas em dois anos.
Fonte: Urural
Nenhum comentário:
Postar um comentário