‘Empoderamento da mulher’ é debatido em Campos por assessora da ONU
Gerson Gonçalo
Palestra faz parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher da OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 12ª Subseção, em Campos, encerrou nesta terça-feira (25/03) as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, com palestra da assessora da ONU Mulheres no Brasil, Evane Lopes. O evento aberto à sociedade civil e convidados aconteceu no auditório da sede da instituição.
Com o tema “Empoderamento da mulher”, a palestrante debateu três pontos importantes: equidade de gênero, transformações que geram o empoderamento e chamar os homens para uma discussão e união de pensamento. Participaram do evento, advogados, sociedade cível, delegadas, vereadores e representantes de entidades ligadas ao assunto.
Questionada sobre o que levaria a esse tipo de realidade, Evane disse que “são vestígios históricos. Até hoje a mulher é vista como um ser instrumental dentro de casa, realidade esta que precisa ser trabalhada. O que se pretende aqui não é uma disputa entre homens e mulheres, mas sim uma união de pensamentos” declarou a assessora complementando:
“O trabalho é arduo e desafiador e por isso a necessidade de chamar órgãos públicos e privados para trazer essa conscientização da importância em reconhecer esse empoderamento, da mulher ser respeitada junto aos seus direitos”, disse.
Para Evane a palestra é de suma importância devido à falta de tempo de algumas pessoas para conhecer o projeto ONU para Igualdade de gêneros e o empoderamento da mulher ou simplesmente ONU Mulher, que foi pensado em 2010, mas a efetivação aconteceu em 2012. Sua criação visa acelerar os progressos para alcançar a igualdade de gênero e fortalecer a autonomia das mulheres. “Graças a Deus temos conseguido alguns avanços para mudança na sociedade”.
O presidente a OAB/Campos, Carlos Fernando Monteiro, mais conhecido como Guru, explica que a realização da palestra se deu através da Comissão Mulheres da Ordem dos Advogados do Brasil, que fez uma série de eventos neste mês de março voltado para o Dia Internacional da Mulher.
“A OAB tem a preocupação não só em defender os interesses dos advogados, mas também em todos os assuntos de relevância nacional. A palestra trás um tema que é uma novidade no Brasil, mas que esse assunto é muito debatido fora do país. Ele vem para mostrar o equilíbrio de direitos para que a mulher sinta que ela esta ocupando os mesmos espaços que os homens na sociedade, havendo um equilíbrio dentro do meio social”, finalizou Guru.
Fonte : Ururau
Nenhum comentário:
Postar um comentário