quinta-feira, 13 de março de 2014

Campos comemora Dia Mundial do Rim nesta Quinta

Campos comemora Dia Mundial do Rim nesta quinta

quarta-feira, 12 de março de 2014    -     Foto Divulgação
Diversas ações serão realizadas no Calçadão do Boulevard Francisco de Paula Carneiro
Chicão-vice-prefO Dia Mundial do Rim será comemorado nesta quinta-feira (13). Em Campos, diversas ações serão realizadas no Calçadão do Boulevard Francisco de Paula Carneiro, das 8h às 13h, ao lado da Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, e na Associação dos Crônicos Renais e Transplantados da Região Norte Fluminense (Acreterj-NF), das 8h às 12h, situada na sede do Programa Municipal de Apoio à Pessoa Ostomizada e Hemodializada, na rua Gil de Góis, 108, Centro.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, o objetivo é divulgar as informações relacionadas às doenças renais, com principal foco na prevenção. “O tema da campanha deste ano será “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”, com foco especialmente nos idosos, porque o risco de desenvolvimento da doença aumenta com o envelhecimento”, explicou o vice-prefeito.
Segundo o nefrologista João Carlos Borromeu, as ações do Calçadão serão coordenadas pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com a Liga Acadêmica de Nefrologia da Faculdade de Medicina de Campos e o Instituto de Medicina e Endocrinologia (IMNE), que administra o Hospital Doutor Beda, uma das unidades credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Campos para os procedimentos de nefrologia.
- Vamos distribuir adesivos de carros, material informativo e educativo, cadastramento de pacientes para futuros trabalhos sociais e científicos, aferição da pressão arterial e da glicemia capilar, encaminhamento para as UBS (Unidades Básicas de Saúde), etc. Uma equipe multiprofissional com nefrologista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicóloga, assistente social e 20 acadêmicos de Medicina vão atender a população – explicou o nefrologista.
O presidente da Acreterj-NF, Renildo Santiago, acrescenta que o evento da Associação também promoverá aferição de glicemia capilar e de pressão arterial, distribuição de panfletos e conscientização para a prevenção. “Há cerca de 1.500 pacientes com essa doença em Campos. Temos uma farmácia da Secretaria de Saúde aqui na Associação somente para atendimento aos pacientes renais. Além disso, a Prefeitura oferece veículos para levá-los às consultas de transplante no Rio de Janeiro, pelo TFD (Tratamento Fora de domicílio)”, afirmou.

Fonte: Campos 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ciberataque se espalha em escala global e instituições no Brasil se previnem O vírus (conhecido como malware) que atacou na manhã desta...